Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Última Atualização do site:  

16/04/2024 10:52:41

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / LDO 2020
 
LDO 2020
 
01/05/2019
foto
Crédito:

Já se encontra na Câmara Municipal Erotides Manoel de Matos para apreciação o projeto de autoria do Executivo que dispõe sobre a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2020.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece um elo entre o Plano Plurianual de Ação Governamental e a Lei Orçamentária Anual, uma vez que reforça quais programas relacionados terão prioridade na programação e execução orçamentária. Conforme disposto na Constituição Federal, compete à LDO traçar os objetivos para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do exercício subsequente a sua aprovação, assegurar o equilíbrio fiscal das contas públicas e dispor sobre alteração na legislação tributária. Fora as exigências constitucionais, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) ampliou as atribuições da LDO conferindo-a o papel de apresentar os resultados fiscais de médio prazo para a administração pública.

A Constituição não admite a rejeição do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, porque declara, expressamente, que a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias (art. 57, § 2º.). A confecção da LDO é uma iniciativa do Executivo que estabelece ainda fundamentações para a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual). A votação deve acontecer até 30 de junho sem que venha comprometer o início do recesso parlamentar de julho.

Uma vez aprovado a Prefeitura deverá encaminhar até o final de agosto para o Legislativo o Projeto de Lei do Orçamento para 2020, que deverá ser analisado e votado até 31 de dezembro de 2019. Alguns municípios costumam realizar audiências públicas para debater junto à comunidade os assuntos relacionados à política de pessoal; os critérios para distribuição de recursos aos órgãos públicos; as metas anuais de receita e despesa; as condições e exigências para transferências de recursos às entidades públicas e privadas e a legislação tributária entre outros tópicos.

A primeira reunião sobre a LDO 2020 deverá acontecer nas próximas sessões pela Câmara Municipal, com leitura do Projeto de Lei nº 010/2019, na qual passará para analise das comissões temáticas da Casa, que posteriormente será levado para deliberação em Plenário. Entre a LDO e o Orçamento e LOA esta última é considerada a mais importante pelos especialistas sendo justificada que é a única a ser de fato posta em prática, ao passo que as outras duas são apenas referências.

 

 

 
 Galeria de Fotos
foto
 
 Outras Notícias
»  Audiência Pública - LRF - 3º Quadrimestre 2023
» Convite Especial
» INÍCIO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS
» Poder Executivo promove Treinamento nas dependências da Câmara Municipal
» Reunião com diversas autoridades a respeito do asfalto que liga os trechos entre o Distrito de Águas de Jurema (Iretama-PR), ao Município de Barbosa Ferraz
» Recursos ao Municipio
VER TODAS
 

Avenida Paraná, 480 - Caixa postal 11 - Centro

IRETAMA - Paraná; | Cep: 87280-000

 44 3573-1042/44 99113-3513  secretaria@camarairetama.pr.gov.br

 44 3573.1775   contabilidade@camarairetama.pr.gov.br

Horário de Atendimento: De Segunda-feira à Sexta-feira - Das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00

Horário da Sessão: 18:30 Horas (Às segundas-feiras e terças-feiras, quinzenalmente)